Explicando os smart buildings

Passamos mais de 90% do nosso tempo dentro de edificações. Sejam elas nossas casas, nossos trabalhos, a academia....


De forma geral, essas construções são muito ineficientes, desperdiçando muita energia e água, não possuindo conforto térmico, dependendo de ar condicionado ou aquecimento, iluminação artificial na maior parte do tempo, gerando um grande impacto ambiental, além de elevados custos de operação.


Diante desse cenário, a utilização de prédios mais inteligentes, os chamados "smart buildings", surgiu como uma alternativa para minimizar esses problemas.


Mas o que significa esse conceito?


Um smart building visa melhorar o desempenho da edifícação através do uso de tecnologias para facilitar a sua operação e o ciclo de vida, reduzindo gastos, e consumos como energia e água e facilitando a experiência dos ocupantes. Isso tudo traz benefícios aos usuários e proprietários dos edifícios, além de diminuir o impacto ambiental.


Seu processo é totalmente automatizado, utilizando tecnologias como: IoT (internet das coisas), Big data, Data Analytics e IA (Inteligência Artificial). Em uma estimativa geral de acordo com a JLL, uma das maiores consultorias do setor imobiliário, os valores investidos pelas construtoras que decidem utilizar o smart buildings retornam em 1 ou 2 anos de uso, pois os produtos utilizados e a economia de consumos é de grande importância, tornando – o eficiente.


Algumas das funcionalidades que essas edificações podem comportar para facilitar o dia a dia estão descritas abaixo:


- Aplicativos podem ser utilizados para conectar pessoas e permitir compartilhamento de itens como furadeira, bicicleta e outros;

- Redes com acesso ao wi-fi tornando a atividades mais rápidas e práticas dos usuários, como por exemplo informando equipe de manutenção equipamentos que precisam de ajuste ou cartas e avisos importantes a serem divididos com moradores e demais ocupantes;

- Elevadores otimizando o sistema de chamadas e avisando a central caso aconteçam problemas e acidentes;

- Segurança monitorando o perímetro do edifício e as áreas críticas;

- Consumo de Energia, com medidores inteligentes e sensores de ocupação, desligando a energia de locais vazios;

- Consumo de água, onde os medidores detectam vazamentos ou desperdícios;

- Controles de temperatura e luminosidade, possibilitando um conforto térmico e ajuste individual de temperatura e iluminação;

- E muitas outras possibilidades.



Algumas das funcionalidades dos smart buildings.

Podemos usar esse conceito em diversas tipologias de edifícios e obter muitos benefícios e aqui vão 3 exemplos que podemos citar:

Aeroportos – se beneficiam com verificações de segurança em alta velocidade de todas as áreas do edifício, executam processos mais rápidos, localização em tempo real de carrinho de malas e redução de consumos de energia e água nos banheiros e locais de espera por exemplo.


Escritórios – Impulsionando a produtividade dos funcionários, através de ambientes com maior conforto térmico, com iluminações adequadas e individualizadas, além de diminuir os consumos energéticos, com desligamento automático de iluminação e ar condicionado em salas de reuniões ou escritórios que não estão em uso.


Hospitais – Permitem uma melhor administração dos pacientes e conforto na sala de espera, manutenção preventiva e integrada a sistemas de forma a entender equipamentos que precisam de manutenção antes da falha, além de permitir que os médicos e pacientes convivam em ambientes com maior conforto térmico, lumínico e acústico.


E isso é só o começo! Com a quantidade de dados capturada e a tecnologia de machine learning, é possível prever cada vez melhor os padrões de uso e ocupação dos ambientes, otimizar manutenções e consumos e criar sistemas que interajam cada vez melhor com os ocupantes, de forma a proporcionar uma experiência única a personalizada aos usuários.


O uso dessa tecnologia está se espalhando rapidamente e a cada dia surgem novas possibilidades para diferentes necessidades

. Se você se preocupa em melhorar os sistemas prediais e reduzir custos ao longo do tempo, pense seriamente em implementar esse conceito na sua edificação!



66 visualizações
  • LinkedIn - Círculo Branco
  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle

©2018 BY SEED SOLUTION.