Simulação da Norma de Desempenho - Desempenho lumínico natural

A iluminação natural tem um papel muito importante nas nossas vidas.


É a luz natural que regula nosso ciclo biológico, liberando hormônios nos horários corretos do dia; é ela que age como antibactericida e antifúngico dentro das nossas casa e do nosso ambiente de trabalho. É ela que ajuda a fabricar vitamina D no nosso organismo. E é ela que nos ajuda a manter níveis de estresse controlados.


E é por isso que é fundamental termos uma iluminação adequada em nossos ambientes, tanto no trabalho quanto em casa.


Para as edificações residenciais, nós temos a Norma de Desempenho 15575, que regula níveis mínimos de iluminação dentro dos espaços de ocupação prolongada, como quartos, salas, cozinhas e áreas de serviço.


Essa Norma define que nesses ambientes, é necessário contar com pelo menos 60 lux no plano de trabalho (a 0,75m de altura) no centro do ambiente, considerando um dia com nebulosidade média. (veja tabela abaixo)


Fonte: Guia CBIC da Norma de Desempenho


Para realizarmos essa avaliação, a melhor forma de estudarmos essas questões desde o início do projeto é através da simulação computacional. Nela, podemos testar diversos cenários e verificar qual seria a melhor estratégia para projetar um edifício ou casa com níveis adequados de iluminação.


Na verdade o índice mínimo pedido é bem baixo, mas ainda encontramos edificações que não atendem a esses parâmetros, principalmente por causa de layout e de edificações vizinhas que não foram consideradas no estudo de massas.


Para o layout, é importante considerarmos que o tamanho das janelas influencia muito na quantidade de luz que iremos ter no ambiente, mas que luz em excesso também é prejudicial! E sempre temos que lembrar que junto com a luz, entra também o calor e acaba influenciando no desempenho térmico da edificação (falamos mais sobre desempenho térmico aqui).


Outro problema comum que encontramos é não ter luz suficiente na cozinha, quando temos um layout que a luz natural entra pela área de serviço e essa possui uma parede dividindo esses dois ambientes. é importante pensarmos nessas questões desde o estudo preliminar do projeto e entender que a luz é essencial para manter um ambiente saudável e agradável para os moradores.


Caso queira saber mais sobre esse assunto, fizemos uma live no Youtube onde discutimos com maior profundidade esse tema, e você pode assistir ela no link abaixo. E se precisar de especialistas para resolver essa questão no seu projeto, é só falar com a gente!






0 visualização
  • LinkedIn - Círculo Branco
  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle

©2018 BY SEED SOLUTION.